segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

MCS EXTRAS: Noite ( por Daniel Brandão)

O corpo do texto abaixo foi produzido por Daniel Brandão e mostra um pouco da criação do personagem Noite, um Herói ou Anti-herói urbano mergulhado no contexto da violência, dos conflitos, do drama, da degenerescência e da escuridão de uma grande metrópole.




NOITE - Extras




"Em 1995 eu era um aluno infeliz de Direito, quando a minha namorada – que acompanhava o meu sofrimento acadêmico – assistiu uma matéria em um jornal local sobre a Oficina de Quadrinhos da UFC, um projeto de extensão do curso de Comunicação Social da UFC. Como ela sabia da minha paixão pela nona arte, me incentivou a ir conhecer o projeto.

A Oficina funcionava aos sábados pela manhã e quando cheguei lá tinha muita gente esperando. Depois de alguns minutos, chegou o professor Paulo Henrique Gifone e explicou como iria funcionar o curso de quadrinhos. Porém, não teria vagas para todos e por isso iríamos passar por uma seleção.  Deveríamos fazer uma história com começo, meio e fim de uma página e levar no sábado seguinte.




Eu já tinha feito histórias em quadrinhos antes de forma amadora e precária. Mas nenhuma das minhas histórias tinha apenas uma página. Passei a semana inteira quebrando a cabeça com esse roteiro, mas nada me agradava. Li muitas revistas em busca de inspiração. Demolidor, Justiceiro e Batman estavam entre meus personagens prediletos.


A ideia de um personagem urbano e justiceiro me pareceu simples e possível de ser resolvido em uma página. Daí surgiu O Noite, um anti-herói que resolve qualquer problema com uma bala. Rápido e direto, como a minha tarefa deveria ser. Sentei e resolvi a página em um dia. Até porque já era sexta-feira e eu não tinha um prazo maior que esse.


Levei a HQ no dia seguinte e passei mais uma semana de espera. Só pensava em duas coisas: no resultado da seleção e em mais ideias para compor O Noite. Fui selecionado. Fiz o curso de 4 meses. Conheci muitas pessoas legais com ideias e sonhos parecidos com os meus. Descobri o meu futuro. Larguei a faculdade de Direito e entrei em Comunicação Social. Neste mesmo ano, participei da publicação final da turma: uma edição do PIUM, onde publiquei minha primeira história em quadrinhos, uma HQ do Noite."
Daniel Brandão 

VEJA TAMBÉM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário