quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

MCS EXTRAS: Kário (por Jean Okada)

O Texto a seguir foi compilado dos arquivos do Manicomics. Várias coisas foram produzidas, textos HQs, Ilustrações, roteiros e histórias completas e making ofs que nunca foram publicados. Aqui segue um depoimento de Jean Okada sobre seu personagem Kário:



Kário – Extras



"Dívida de Sangue", a HQ do Kário que foi publicada em capítulos no Manicomics, na verdade, não foi a primeira HQ que eu havia imaginado para o personagem.
Inicialmente tinha planejado uma história maior, onde apresentaria o personagem, suas motivações, de onde ele veio, etc. Não tinha muita ação (esse sempre foi um dos meus defeitos como roteirista: falta de cenas de ação), mas acho que era uma história de amor bacaninha. Fiz umas 8 pranchas dessa primeira HQ do Kário, até que ouvi falar de um tal projeto Graphic Talents, da Editora Escala.

 


A proposta do selo GT era publicar um personagem novo a cada edição. Se os leitores gostassem, o personagem voltaria depois, em um título próprio. Parecia uma boa idéia, não? Pois foi isso mesmo que pensei na época, e comecei a pensar se seria capaz de fazer alguma coisa com o meu personagem que se encaixasse naquele projeto. 


De imediato, a HQ que eu estava fazendo já era carta fora do baralho. Ela era longa, e pra participar do GT as histórias tinham que caber no formato de 32 páginas de miolo. Tinha que bolar alguma coisa pra caber nesse espaço...

Criei então uma segunda história pro Kário, com o objetivo de contar uma aventura ao mesmo tempo em que pudesse construir o personagem. Quando crio uma história que eu mesmo vou desenhar, costumo fazer um roteiro em forma de layout, isto é, faço um tipo de "pré-HQ', com rascunhos rápidos de cada cena e os balões de texto, como se fossem as páginas de um gibi.
 
 

 Não tenho mais os layouts de "Dívida de Sangue" ( jogo eles fora à medida que vou fazendo as páginas), mas ainda tenho os layouts dessa segunda história que havia bolado pro Kário. Gosto de trabalhar desse jeito porque fica bem próximo do resultado final, e assim posso ter certeza se as idéias que tive vão caber ou não na página. Assim que terminei a primeira versão do roteiro dessa segunda HQ, vi que tinha um problema: a história ficou com quase 60 páginas. Fiz novas versões do roteiro, cortando tudo que podia cortar, até ficar com uma aventura bem simples e ela tinha ficado com... 48 páginas. Oh-oh.

 


Àquela altura, a solução, pra mim, estava clara: eu teria que abrir mão de alguma coisa: o desenvolvimento do personagem ou a aventura. Mas fiquei com pena de cortar essas coisas do roteiro, e resolvi escrever uma terceira HQ. De cara aceitei o fato de que provavelmente eu não conseguiria contar uma aventura e desenvolver o personagem num espaço de 30, 32 páginas. Decidi contar uma espécie de "aventura corriqueira" na vida do Kário (aquelas histórias que aparecem nas revistas mensais de um personagem no intervalo entre um arco e outro); abriria mão da construção do personagem, tentaria mostrar pelo menos algumas características básicas do herói e... rezaria pra dar certo. O resultado foi "Dívida de Sangue". 


Mas a vida reserva surpresas, nem todas agradáveis. Quando eu estou na metade da HQ, fico sabendo que o selo Graphic Talents morreu. Isso é bem frustrante quando você sabe que este foi apenas mais um caso, entre dezenas de outros, de derrota pros quadrinhos nacionais. 



 Fiquei um bom tempo refletindo e estudando um jeito alternativo de produzir e veicular minhas HQs. Eu ainda acreditava muito no potencial da internet nessa época, e comecei a fazer uns testes pra uma possível webcomic (ou "digibi", se você for nacionalista) de "Dívida...". Tava pensando se seria legal fazer quadrinhos exclusivamente pra internet e esquecer as editoras de vez. Não me empolguei muito com o resultado (hoje em dia eu teria feito diferente), então continuei produzindo "HQ para ler no papel", mesmo que não tivesse chance de ver isso publicado algum dia.

O final da história, vocês já sabem: a HQ do Kário acabou saindo em capítulos no Manicomics e depois foi reunida num único volume numa bela edição da editora Marca de Fantasia."


http://www.jeanokada.net/



Nota do Editor: Um crossover entre Kário e Steel Man (aka Cronium) estava sendo bolado por Geraldo Borges. Nesta HQ, Cronium encontrava-se com o ator que interpretava Kário numa série de TV. Após levar uma pancada o ator passava a acreditar que era o herói que interpretava no seriado e cabia a Cronium tirá-lo de várias enrascadas. A aventura não chegou a ser desenhada.

Nota do Editor: Um dos critérios editoriais do Manicomics era não publicar HQs seriadas ou em partes. A regra surgiu quando a série Exosec foi abandonada pelo artista e pelo roteirista. Após ser concluída por outro desenhista e roteirista o conselho editorial optou por não publicar nenhuma HQ serializada exceto: Se a HQ fosse muito boa e as partes estivesses todas concluídas. Tanto Jean Okada com Kário, quanto Falex, com o Rato do Prédio preencheram esses requisitos com louvor.


MAIS:


Jean Okada - Bio


Nenhum comentário:

Postar um comentário