quarta-feira, 4 de maio de 2016

Manicomics e eu (por Ed Pontes)



Era o ano de 1999 quando resolvi fazer um curso de desenho voltado aos quadrinhos aqui em Fortaleza. Desde 1989 eu produzo minhas “revistinhas” que foram evoluindo da caneta esferográfica, para o lápis e em seguida o nanquim- seguido de cópias em Xerox. Mas naquele ano minha perspectiva quanto a fazer quadrinhos mudou completamente. Inscrevi-me no curso da Graphi It Estúdios onde conheci os meus mestres (e assim os considero até hoje) Geraldo Borges, JJ Marreiro e Daniel Brandão. Então durante quatro meses, duas vezes por semana, eu ia ao estúdio no começo da noite mais um amigo, o artista Alexandre Meneses, para termos nossos expoentes expandidos por caras que amavam quadrinhos, que amavam (e amam!) fazer isso. E toda essa atmosfera me colocou numa corrente de novas ideias e mudou minha forma de pensar em quadrinhos e de cria-los. Foi o período mais fértil da minha vida como fanzineiro e cheguei a criar uma pancada de quadrinhos que apesar de serem amadores, ainda trazem toda aquela boa energia.



Aprendi muito, não apenas como criador, mas também tive um convívio muito divertido e humano com os criadores do Manicomics, uma das produções independentes mais elogiados do Brasil, montando para si um histórico que ficou até hoje. A produção se destacava desde o começo com sua proposta de HQs curtas e bem cuidadas. E quando tive o contato com a edição, vi que era naquele nível que eu gostaria de chegar um dia.


 

O número de talentos que passou por essa produção denota a importância e peso da publicação e foi sem dúvidas um divisor de águas para muitos artistas. Fico feliz de ter participado um pouquinho desse universo, de ter estado nesse clima fantástico que me fez querer criar, produzir e de conhecer novos e sensacionais talentos. O Manicomics foi um celeiro de grandes ideias e grandes artistas e sempre estará presente dentro de minhas humildes produções, pois foi a partir dele e de seus criadores que ganhei um novo gás para produzir que continua até hoje.



2 comentários: